sábado, 11 de outubro de 2008

As três leis de Newton




Três leis que explicam grande parte de nossa vida.


Há 3 leis que praticamente explicam nossa vida, fisicamente falando. São as 3 leis de Newton.


São elas:



1ª - Princípio da inércia:


"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele”


A primeira lei de Newton, fala da resistência do corpo há mudança de estado.Se ele estiver em repouso tende a continuar em repouso, se estiver em movimento, tende a continuar em movimento. Quando o corpo for livre da ações de forças, ou a resultante for nula, identificamos uma propriedade que os corpos possuem, a inércia (que é a tendência do corpo em manter seu estado, de movimento ou repouso)


A inércia varia conforme a massa, quanto maior for a massa do objeto, maior a sua inércia. Mas, aqui na Terra, o corpo, mesmo com a inércia não consegue manter seu estado de movimento sempre, pois há presenças de força, como a da gravidade.


Exemplo:
No espaço, um corpo pode continuar em movimento, mesmo sem alguém colocar força nele, pois não há gravidade, então a inércia faz com que ele continue em movimento.


2ª - Lei fundamental da Dinâmica:


"A mudança do movimento é proporcional à força motriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força”


Essa lei explica que a resultante das forças que atuam em um corpo, produz nele uma aceleração de mesmo sentido e direção que a força resultante. Se trata de um “oposto” da primeira lei, pois a primeira lei a aceleração é nula, e agora a aceleração já não é mais nula, fazendo com o corpo entrar em movimento caso estivesse parado ou fazer ele aumentar a sua velocidade.


Exemplo:
Quando um jogador bate um pênalti, a bola possui uma inércia, há atrito no chão e existe vento fazendo forças contra o movimento do chute do batedor,mais como a força que ele imprimi na bola é maior que todos esses fatores, faz a bola entrar em movimento e adquirir a mesma direção e sentido do movimento da perna do jogador.


3ª - Princípio da Ação e Reação:


"A uma ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, as ações de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e se dirigem a partes contrárias “


Ou simplesmente “Para toda ação há uma reação oposta e de igual intensidade”


Esta lei explica, que toda vez que um corpo “A” aplicar uma força em um corpo “B”, esse corpo irá lhe devolver uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto a força em que “A” aplicou em “B”.


Mas é bom ressaltar que as forças não se anulam, pois sempre atuam em corpos diferentes.


Exemplo:
Quando uma pessoa da um soco na parede, a pessoa comprimi uma força na parede, e a parede faz força na mão da pessoa, lhe devolvendo, e assim tendo uma reação, ressaltando que as forças nunca se anulam.
____

Essas são as 3 leis de Newton, “pequenos” escritos que conseguem explicar muita coisa na nossa vida. Quando começamos a ler elas até parece complicado, mais depois de buscar outras opções também acaba se tornando algo menos cansativo, e explica muitas coisas, o que mexe com a nossa curiosidade. Pois há muitos fatos que não sabíamos como aconteciam, e agora sabemos. Por exemplo, o por que de um goleiro tentar “adivinhar” o canto em uma cobrança de pênalti, pois se ele for realmente bem batido, até o goleiro ter uma reação e pular não há tempo.

____

Esperamos que gostem do nosso blog, e que colaborem com comentários!



e o professor, com uma nota alta ..

Um comentário:

Anônimo disse...

bom blog de vcs
certamente o professor dara nota alta
pq ficou bom!
parabéns a ti Carol e ao teu amigo